Entre todos os campeonatos de clubes nacionais já disputados no Brasil, o campeonato Brasileiro 2011 - Série A - promete ser um dos mais competitivos. Será disputado entre os meses de maio e dezembro de 2011.
Como já estamos acostumados ver, o campeonato contará com a presença de 20 clubes, todos COMEÇAM com um único objetivo, levantar o trféu de campeão. Mas como é de conhecimento de todos só um deles realizará esse sonho. No decorrer do campeonato as coisas vão se desenhando e muitos vão ficando distante dos seus objetivos. Nesse momento começam a traçar outros planos, alguns começam a sonha com uma vaga na TAÇA LIBERTADORES, onde, além do campeão, só mais três é que conseguem. Mas para muitos ainda há mais uma esperança, conseguir está entre os oitos clubes que disputarão a SUL-AMERICANA.
Além desses possíveis sonhos, muitos desses clubes podem chegar até à última rodada com um outro sonho, manter-se entre os 20 que disputarão a Série A de 2012, mas 4 deles não conseguirão.
Até aqui nenhuma novidade, essas regrinhas já vem sendo adotada há alguns anos. Outro item que se mantém inalterado é o sistema de pontuação que continua valendo 3 pontos para o venceder e em caso de empate 1 ponto para cada clube e quem perde não leva nada, só a esperança de na próxima rodada se sair melhor e no final das 38 rodadas, em que todos os clubes vão se enfrentar por duas vezes (ida e volta - turno e returno), aquele que conseguir a proeza de conquistar mais pontos levantará a taça de CAMPEÃO.
Conforme já relatei, este promete ser o campeonato mais equilibrado da história. Um dos fatores que contribuirão para esse equilbrio é que parte dos clubes chamados de "grandes" que normalmente iniciavam o BRASILEIRÃO, com seus times reservas, por conta de estarem disputando as fases finais da TAÇA LIBERTADORES e COPA DO BRASIL, não estão mais disputando estes torneios, então esses clubes já começam o campeonato com o pensamento inteiro voltado exclusivamente para esta disputada.
A grande novidade para o campeonato deste ano, que, na minha opinião, vai contribuir também e muito para o equilibrio do campeonato é o fato de que os clássicos regionais só acontecerão nas últimas rodadas, o que deve evitar que aqueles clubes que já estão com as suas classificações definidas abrem o jogo para favorecer o outro. Pois acredito que nenhum clube vai querer abrir o jogo para o seu maior rival.
Publicado por J. A. Serra